segunda-feira, maio 05, 2008

Religião

Ok, eu admito, eu sou católico. Não há problema nenhum em dizer isto acho eu. Dito isto, eu fui nos últimos cinco dias a uma peregrinação a Fátima (cerca de 150km). É uma experiência fenomenal que cada vez menos pessoas experimentam.

O que se passa é o seguinte: ao voltar seria de esperar que colegas meus da faculdade respeitassem o esforço dos peregrinos, e se não fizessem isso, ao menos respeitassem a religião (sendo ateus, de certeza). Mas não aconteceu isso. Logo no dia a seguir a voltar a casa finalmente, ainda com dores, fui para a faculdade. E um certo colega diz-me assim: "Ah, já sei porque foste a Fátima! Foi para rezar pelo Sporting não foi?"

Não gostei. O modo de gozo com que ele disse aquilo provavelmente passaria em qualquer outro dia. Mas ele atacou-me mesmo onde mais me doía naquela altura. Para muitos será difícil perceber a minha ira (calma, eu não fiz nada ao rapaz!), mas digam-me lá: os ateus não são aqueles que não acreditam, mas que respeitam a religião dos outros mesmo assim? Ora, aquilo foi um bocado de uma falta de respeito, na minha opinião. Então o sacrifício que cerca de 80 pessoas fizeram para caminhar merece alguma vez isto? As dores intermináveis? As bolhas? As seringas de sangue que são drenadas dos pés de alguns? O calor abominável? Os desmaios? A persistência e a tenacidade dos peregrinos? O sofrimento e a alegria geral que é chegar a Fátima a pé?

Não me digam que não tenho razão para estar um pouco zangado...

5 Comments:

At 1:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tem calma meu. O que é que aprendeste nessa caminhada?

 
At 12:27 da manhã, Blogger Rei Bacalhau said...

Epa, isto foi mais para uma descarga de consciencia do que para outra coisa, por isso seja o que for que eu aprendi na caminhada, ainda ta ca. Nao me passei, va la, dos carretos ainda. Nao completamente enfim...

 
At 2:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mas faltou pouco. Assim não dá. Cada um tem o direito de pensar como quer. E não tens o direito que criticares quem não pensa como tu. Tás uma beca out...

 
At 10:58 da tarde, Blogger Rei Bacalhau said...

Com isso em mente então poderás fazer as piadas que quiseres sobre o 11 de Setembro à frente dos americanos. Ou então ires para o meio de um bairro social e gritar frases racistas. Estás simplesmente a expressar as opiniões...

 
At 5:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

bem nao devias ter dito os ateus x) eu sou, e respeito as peregrinaçoes nao compreendo mas respeito...
percebo a tua frustraçao mas isso nao e dos ateus e da pessoa q o disse... eu por ser ateu tb sou mtas vezes alvo de critica por nao crer em deus nem em jesus nem essas coisas... e no entanto nao fico asssim. (apesar q a siutuaçao e dif. pq pronto nao tenho bolhas e nao to cansada fisicamente e nao to a ouvir bocas, mas pronto... nao julgues um poor todos...

 

Enviar um comentário

<< Home