sábado, abril 12, 2008

Morangueiros...

Defini um novo tipo de pessoas: os Morangueiros. Acho estranho que hajam tantas pessoas que pensam que a vida são dois dias e portanto fazem trinta por uma linha e vestem-se como certas partes da nossa sociedade lhes dizem que é "fixe" vestir-se.

Para quem não percebeu, estou a falar da geração perdida dos Morangos com Açúcar. Admito que vi o primeiro de todos, e até gostei e tal. Mas começou a ser mais que uma telenovela para certas pessoas. A partir desse ponto toda a gente se comportava de maneira igual: "Sê rebelde!", "Engravidar é bom!", "Drogas então nem se fala!", "Vive a vida!". Ora, isto não é um bom exemplo. Mete-me um bocado de nojo ver dezenas de adolescentes a gastar a sua vida com comportamentos de risco delicados. Até parece que não querem que os adolescentes cheguem à idade adulta. Vêem-se jovens bêbados, drogados, com depressões sérias, a achar que a vida não existe depois dos 30 anos. Anorexia, vandalismo, deliquência, desobediência, roubo.... Todo esse tipo de coisas que me faz alegrar cada vez mais com o facto de já não ser adolescente.

Chamem-me antiquado, mas eu, como muitos outros, prefiro dizer que sou da geração Dragonball. Ao menos sei que há certas coisas que nunca poderei fazer (mandar raios das mãos e tal). Agora, as coisas que vêm nos Morangos são perfeitamente possiveis, mas não muito provaveis. Apesar disso, já têm dito que esta novela retrata a rigor a vida de um adolescente. Pois bem, se assim é, então eu passei de criança a adulto instantaneamente, porque eu nunca tive dramas amorosos com 30 raparigas ao mesmo tempo, nunca fumei, nunca tomei drogas e a coisa mais arriscada que já fiz foi escalar uma montanha (nada de especial, ja agora). No entanto, só agora é que começo mesmo a divertir-me.

Já não vejo televisão (ou muito raramente, vá lá). Já não há nada de jeito sinceramente. A televisão nos dias de hoje é mais uma fonte de corrupção para os nossos cérebros cada vez mais inutilizados. Dantes sim, havia televisão de qualidade. Agora é apenas um outro meio de comunicação social sem interesse cultural.

Digam-me, quantos jovens vêem vocês a ler um livro no comboio? Quantos é que não estão com MP3's a ouvir música criada apenas por trocar certos ritmos digitais e certas palavras? Para mim as músicas de hoje em dia são sempre a mesma coisa para mim, pelo menos as que são mais apreciadas pelo público jovem em geral. Por favor, uma música com chapéus de chuva? Eu já só ouço músicas com mais de 10-15 anos.

Enfim, são muitas as coisas com que eu identifico os Morangueiros. Se ser rebelde é ser diferente de toda a gente, então eu sou o mais rebelde de todos, porque não sou como todos os jovens. Estranho, não é? Eu sou rebelde por não ser rebelde.

4 Comments:

At 7:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Essa de se ser rebelde por não o ser, não lembra ao Diabo. Porém assino por baixo algumas das ideias aqui exaradas.
Serei também um rebelde?

 
At 11:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente contigo, eu não fumo nem me drogo e não sou pior pessoa por isso, quanto à música, façam cm eu, oiçam metal com mais de 10 anos!! OU THE OFFSPRING!!

Ass: Tavares (o do ganda bacalhau)

 
At 10:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá. Já cá não vinha faz algum tempo, mas hoje lembraram-me que eu pertencia a um blog...

Acho que fizeste um retrato realista do adolescente comum dos nossos dias. No entanto, prefiro não adoptar a posição habitual do observador/julgador e estar para aqui com falsos moralismos pois eu mesmo já fui e estou envolvido na trama do sistema... acho que já estamos todos, de certa maneira. (A partir do momento em que comprámos uns all star ou uma roupa de marca na moda; ou escrevemos abreviado no MSN; ou dissemos a uma gaja por sms "amt mt"; ou vimos o american pie e dissemos: "foda-se quem me dera que aqui fosse assim")

No entanto, não é por ser um conformista, isto é, alguém que pactua com o estado da arte, que me é retirada a legitimidade de dizer o que acho disto tudo. Acho isto uma merda. Acho que está tudo mal feito. Quem fez isto foi muito esperto, mal de nós que somos estupidos o suficiente para o perceber e nada fazer. Metaforizando, pode-se dizer que me estou a deixar enrabar pelo sistema. Faço alguma coisa? Não, é remar contra uma maré muito forte e é inconsequente.

Faço este retrato fatalista porque não posso fazer outro... o pessoal só se interessa pelas aparências, pelas posses, pelos hi5's, pelas musicas do chapeu de chuva e dos niggas do sbem lá dos USA que têm na conta numeros astronómicos que eu nunca sonhei ter, porque simplesmente nas suas musicas de rap dizem "yo" ou "fight the power and kill white people", etc. É isto que a sociedade nos oferece. E nós comemos como porcos comem ração.

Eu tenho consciência daquilo que querem que eu faça, da maneira como moldam o pessoal: para sermos todos uns egoístas. E somos todos, a partir do momento em que encaramos o outro como um meio para atingir um fim.

Pensem bem. Quando vocês vão ter com um amigo vosso, a finalidade é serem vocês mesmos felizes e não o vosso amigo. Normalmente não queremos os nossos amigos tristes porque isso nos entristece a nós, é contagiante, cria um ambiente pesado e xato, que não dá lugar a diversões... e não por sabermos que ele está a sofrer individualmente.

Outro exemplo: a maioria de vocês diria: "prefiro dar a minha vida pela vida da minha mãe, porque eu a amo muito". Isto foi o que o sistema vos ensinou. Ora isto é ser egoísta. Pois se pensarem bem, se fossem vocês a morrer, a tristeza da vossa mãe seria insuperável. Fogem à dor, transferindo-a para a vossa mãe. Isto é um puro acto de egoísmo e não altruísmo como alguns pensam.

Se me perguntassem a mim, provavelmente daria mesmo a vida, porque não aguentaria o sofrimento, ou pelo menos, foi assim que o sistema me ensinou a agir.

Concluindo, isto é tudo bueda nice, vamos todos pa um ginásio, fazer musculos para poder comer umas damas do sbem, ou bora estudar pa sermos alguem e ganharmos mt guito pa comprarmos descapotaveis, termos uma casa e termos status. É isso que importa ninitos.. não há como lutar... só dormindo. E se alguém for rebelde... hum, se alguem for rebelde repense a sua rebeldia enfiando o dedo no cu e cheirando. Porque neste sistema, somos todos merda e estamos todos condenados ao falhanço... afinal, errar é humano.

 
At 12:45 da tarde, Blogger Rei Bacalhau said...

Exacto, mas como disse, a respota para este problema é muito simples: parem de ser conformistas! Eu proprio criei uma conta do Hi5, so mesmo para ver como era, e nao me trouxe vantagem nenhuma... não vejam Morangos com açucar, nao ouçam musicas que sao sempre a mesma letra tocada consecutivamente (ou por ordem das palavras trocada). nao vão a discotecas sempre que vos dizem para ir, nao se embebedem, façam coisas produtivas, e se nao as fazerem, ao menos nao façam coisas sem sentido (referidas acima, algumas).

 

Enviar um comentário

<< Home