terça-feira, fevereiro 19, 2008

Egoísmo

Vou aproveitar os tempos que correm para algo, que em outras circunstancias, poder-se-ia confundir com o nacionalismo tipicamente Português que se faz notar sempre que o assunto concerne Espanha: mal dizer.

Egoísmo. É o que sopra o vento este. Face à declaração unilateral de independência do Kosovo a posição Espanhola é a de não reconhecer o Kosovo por recear as consequências que isso pode ter no seu próprio território. Aliás um pouco por toda a Europa o Principio das Nacionalidades, pregado pela Sociedade das Nações e pela UE ( na altura CEE) após a I e II Grande Guerra , parece esfumar-se. Em Espanha evidencia a fraqueza daquele Estado Unitário. Terá a independência do Kosovo repercussões maiores na zona do País Basco? Provavelmente sim, mas cabe ao governo Espanhol saber lidar com a situação assim como deveria caber ao governo Espanhol mostrar solidariedade para com os kosovares.

2 Comments:

At 1:29 da tarde, Blogger Rei Bacalhau said...

E depois as pessoas admiram-se que eu odeie espanhois....

 
At 12:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O problema de Espanha não tem só a ver com o País Basco. Há a Galiza, a Catalunha, as Canárias, todos a exigirem autonomia. Nada me move nem a favor nem contra os Sérvios ou os Kosovares. Apenas considero que a independência, assim sem mais nem menos, e ainda por cima a coberto dos Estados Unidos e de parte importante da UE, não irá trazer grandes alegrias nem aos Balcãs nem à própria UE. Imaginem o que era a Cova da Moura comunicar ao país que a partir do dia tal passava a ser independente de Portugal...

 

Enviar um comentário

<< Home