terça-feira, abril 05, 2005

A "desenfurar" o ensino

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Se tudo se confirmar nunca mais ir à escola vai ser o mesmo. Meus amigos é com grande pesar que vos digo que, muito possivelmente, os chamados "furos" iram passar a ser preenchidos por "actividades alternativas à aprendizagem". José Socrates, preocupado com a educação deste país -não faz ele se não bem- anunciou ontem ao visitar a Escola 2+3 Matilde Rosa Araújo, no concelho de Cascais, que diz ser "um exemplo das boas práticas que devem ser seguidas por todas as escolas do país"................ utupias. Frequentar bibliotecas, aulas de substituição, uso pedagógico da internet, neste em particular podem sempre alegar que se estão a preparar para aulas de educação sexual, podem estar na solução para este "incomodativo problema" que são os "furos". Tudo isto para melhorar o aproveitamento dos alunos e diminuir comportamentos de risco. É mais ou menos nesta altura que eu começo a pensar que vamos entrar num Universo alternativo onde os alunos, por iniciativa própria, pedem aos "stôres" que venham dar aulas. O que eles não sabem é que todos os alunos já complementam aulas durante os "furos", curiosamente é sempre a de Educação Fisica.
Mas como criticas não são tudo o que se pode fazer a esta decisão, repito ainda não confirmada, vou também fazer um elogio: Ora ainda bem que , segundo Maria de Lurdes Rodrigues ( ministra da educação), que os exames realizados no final do 9º ano vão acabar, porque os exames "têm um lugar importante, mas limitado", diz. Até que enfim alguém que se preocupa, porque eu sei que há muito boa gente que estuda durante um ano inteiro e quando chega aos exames por acaso tem azar e acaba o ano com uns míseros 3s (as notas ainda são de 1a 5 , senão me engano). Há também um lado mau nisto tudo, ora se o objectivo é que os alunos estudem e tenham melhor aproveitamento, retirar os exames nacionais é uma péssima jogada. Nós d'A Cambada sabemos por experiencia própria que os exames de final de ano é quando mais se estuda e quando se pode safar um ano que sem eles estava desgraçado. Faz sentido, afinal os exames não servem para os alunos poderem fazer uma análise geral da matéria dada e sintetizá-la, serve, afinal, para desenrascar os maus e apanhar de surpresa os bons, mas afinal a justiça prevalece.

1 Comments:

At 9:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

oi. curti mto o vosso blog. jorge,os teus textos 'tão mto originais,tens jeito.
beijos. sara.

 

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