quarta-feira, julho 27, 2005

"Lá se foram as férias"

Tenho reparado em algumas reportagens exibidas nos canais generalistas no que concerne ao estado do tempo em Portugal. Como é obvio salientam o facto do tempo chuvoso ser um aliado precioso contra fogos e aparecimento dos mesmos, mas deparei-me com uma reportagem que era sobre férias estragadas. Será que sou só eu que vejo que há uma clara confusão de prioridades? Portugal esta a arder e estão preocupados com pessoas que viram as férias estragadas. A "dona Alzira" vê a casa a arder , tem de soltar os seus animais, vai muito provavelmente ficar sem o seu "ganha pão" mas pelo menos há quem esteja a dar os seus mergulhos, acontece uma situação em que aqueles que mais sofrem com os incêndios podem estar descansados e preocupam-se com as férias que as pessoas não vão conseguir ter. Acredito que seja frustrante ter de planear as férias, dar largas ao bolso e depois não compensar mas chega a ser exagerado. Um outro caso: quando o furacão que atravessou o México e o desvastou acho que a primeira noticia que vi foi a de portugueses a passar férias e que ficaram com as mesmas estragadas. Então e pessoas que viram vacas a voarem por cima deles, as cidades ficaram arrasadas, colheitas estragadas e mais coisas que eu me esqueço de mencionar. Serei só eu que acha que as férias destes portugueses são tudo menos relevantes ou dignas de serem noticias? Pensem nisto, e pensem no que vemos quando ligamos a caixinha mágica.

6 Comments:

At 12:06 da manhã, Blogger Rei Bacalhau said...

La nisso tas certo, mas percebe-se. Os portugueses estao habituados a férias e claro que é um escandalo para eles, mas para ser sincero, acho que isso so passou na televisão porque deve ter acontecido a alguem famoso. Nunca iremos saber....

 
At 11:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não passou na televisão, por ter acontecido a alguem famoso mas sim, porque o facto de chover e estragar férias, infelizmente consegue ser noticia importante, de relevo, nas televisões. A chuva, que veio ajudar no combate aos incendios,infelizmente foi noticia secundária, mal se falou nisso. Importante: férias estragadas.

 
At 4:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como compreendem as televisões vivem em permanente "guerra" de audiências. Se por um lado a TV pública não entra (e bem) nesse tipo de questiúnculas, já o mesmo não se pode dizer das TV's privadas. Tudo serve para notícia. E quanto mais imbecil for melhor share apresenta. Bom isto só serve para que eu veja cada vez menos tV e leia mais blogues.

 
At 2:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É obvio que todos nós compreendemos a guerra de audiencias das TV principalmente as privadas, não podemos, no entanto, acomodarmo-nos e aceitarmos. Temos que mostrar a nossa indignação! De que forma, não sei. Vamos aproveitando este meio para mostrarmos a nossa indignação, esperando que muita, mas mesmo muita gente, aceda a este blog e......vá lendo.....e escrevendo tambem.......

 
At 9:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Na minha opinião, as televisões têm toda a legitimidade de mostrar o reverso da medalha.
Primeiro: sao imparciais (assim é suposto), e portanto, ninguém ouviu dizer " esperemos que não chova para que nao haja férias estragadas". Nada disso.
Em primeiro lugar,e bem destacado, o drama dos fogos...na sequência,os efeitos da mudança de tempo para quem passa férias.
Uma notícia não interfere com a gravidade de outra. São realidades independentes,e que têm legitimidade de ser noticiadas,embora com relevância diferente.
Sílvia

 
At 11:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Todos os comentários são realmente correctos e reais. Todavia a única forma de lutarmos contra esse tipo de (des)informação é realmente não a ver. Ou mudar de canal. Ou preferir o Canal História ou o Odisseia.
O problema das audiências não é só português. Podemos ver que o mesmo se passa por toda a Europa e nos States. Lembrem-se do "THE SUN" em Londres...

 

Enviar um comentário

<< Home